Trilha sonora da leitura

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Morte e vida de Charlie St. Cloud - Ben Sherwood

Charlie St. Cloud é o típico garoto popular e feliz do Ensino Médio americano, tem uma mãe adorável, boas notas, uma namorada legal e um irmão mais novo, Sam, que é um amor.
Tudo parece incrivelmente bem, até que Charlie resolve levar Sam ao jogo dos Red Sox, pegando " emprestado" e sem permissão o carro de um vizinha.
O jogo foi ótimo e divertido e enquanto voltavam para casa uma Lua linda surge nos céus, e esse nesse momento que Charlie se distraí e bate o carro.
A sensação de estar morto é a que domina o momento, tanto ele, quanto Sam se encontram em um lugar " em branco" onde conseguem até conversar e da onde o bombeiro Florio Ferrente, tenta salva-los.
Charlie retorna depois de certo tempo, mas infelizmente Sam não. E agora Charlie passa a viver com um peso constante de ter assassinado o próprio irmão, coisa que não ocorreu de fato.
Os anos passam e Charlie trabalha no cemitério local, onde todos os dias quando o Sol se ponhem ele encontra Sam e eles jogam beisebol.
Ele poderia viver assim para sempre, com a vida contida apenas naquele espaço, até conhecer Tess Carroll, uma marinheira que tem como objetivo vencer a corrida da volta ao mundo em um barco e sozinha.
Essa história de amor com total certeza não será totalmente simples.

" Charlie era diferente. Ele era como um animal raro e exótico - de uma raça mais mansa e sofisticada do que as criaturas com as quais ela cresceu. [...] Ele parecia absorver cada palavra que ela dizia e, esta  noite, sentindo-se tão confortável como ela estava,havia muitas para dizer." - Página 122

O livro é narrado em terceira pessoa e retrata assuntos que eu considerei importantes, como adolescente que dirigem , a amizade entre irmãos e como lidar com a morte. Quando eu peguei o livro achei que ele seria um romance tranquilo e sem grandes surpresas; eu estava errada quanto ao romance mas certa quanto a parte sem surpresas.
Ao final do  livro há uma parte onde o autor conta como houve a  adaptação para o cinema e ajuda recebida para formular cenários tão reais [ uma das maiores caracteristicas do livro], afinal até certo ponto, pode-se pensar que o livro não é ficção.

É um livro que indico para pessoas que querem aprender a lidar com as perdas e frustrações da vida sem ficarem deprimidas. Foi um livro de qual em particular não me prendi muito, apesar do assunto ser do meu total interesse e bem narrado.

Beijos!





4 comentários:

  1. Li o livro depois de me apaixonar pelo filme, e quando li me apaixonei mil vezes mais pela história. *-*

    Beijinho. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo? Eu fiz isso com ' Branca de Neve e o Caçador" e me decepcionei demais com o livro, assim como fiz com " A garota da capa Vermelha" e amei amei,rs. *--*
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Não é o tipo de livro que me interesse a ler, mas a sua resenha está muito bem construída para deixar passar, quando tiver um tempinho provavelmente eu o lerei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sim!rs Acontece, não? Eu confesso que também não estava lá muito empolgada para começar a leitura dele também,rs

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!