Trilha sonora da leitura

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O rosto que precede o sonho - Mauricio Gomyde





Os sinais nem sempre podem ser interpretados corretamente e por isso Tomas Ventura se culpa.
Em 2006 houve um grande acidente envolvendo um boing onde seus pais morreram dia que ele recebeu por assim dizer vários sinais.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxDvO0cDwf3Ks6GokSR0L8wUralgAyHpMfyMZjBGElpzhyApyGGxwztXmoOYn0PY2wbS9fQ3esnOLUQHICqxNBfwzdZGtoieL-nxpxFdU0iheRp_uGQhnUVWyWc2R1HJ8VldL7uEymySY/s1600/o-rosto-que-precede-o-sonho-de-mauricio-gomyde-capa-1.jpgAos trinta e dois anos, Tomas, mora em seu barco e leva uma vida tranquila, onde passa a maior parte do tempo ou tocando seu violão ou no sebo de seu amigo Benjamin ouvindo rock and roll.
Compositor por amor, ele compôs a trilha de um grande filme de sucesso, Fora de ordem, e não aceitou mais nenhum trabalho.
Ao levar o fora de sua namorada Helena e descobrir que ela o traía, ele vai ao sebo de BJ e acaba por encontrar uma garota, a qual denomina de menina dos olhos cor de mel, ele sabe que sua vida toda está prestes a mudar...

 "-Não existe a palavra " tarde" quando algo tem que acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai." - Página 27

Depois de uma briga por um disco do qual eles não sabiam nem o nome o clima de romance começa a querer surgir, porém, ela nem diz seu nome a ele; apenas diz que talvez voltará ao sebo naquele mesmo dia da semana e naquele mesmo horário.
Ansioso ele mal consegue dormir nos dias seguintes e quando o dia finalmente chega... há uma quebra de expectativa e ela não aparece.
Ainda com ela na cabeça ele não desiste, mas vai à uma festa em um iate, onde por um acaso ela também está.

"E  ele nunca tinha se sentido tão bem ao lado de alguém." - Página 87

Ai sim há  concretização de uma expectativa e ele finalmente descobre seu nome, Aurora, e sua profissão, fotografa.
O clima de romance desponta no ar e por este mesmo clima ele aceita um novo trabalho; o próximo grande sucesso de Hollywood, onde ele disputará com mais dois candidatos a chance de criar a música tema.
Como toda a comédia romântica, nada é tão perfeito; ela deve partir em breve e ele tem problemas além da compreensão geral.
 Será que esse amor dará certo? Será que ele ganhará o concurso?
São perguntas que apenas o livro ' O rosto que precede o sonho" pode lhe contar.

"E, mais uma vez como tantas nas últimas semanas, foi o rosto dela que precedeu seu sonho." - Página 93.

Eu me apaixonei totalmente pelo livro e o devorei em meio dia; com capítulos curtos e poucas páginas a história flui e o fim parece ao mesmo tempo próximo e distante.
O final não me surpreendeu, mas, se encaixou perfeitamente na história e foi o único motivo dele perder uma estrela.
O amor de Aurora e Tomas é lindo, imperfeito e divertido em 90% do livro. Os personagens crescem durante o livro e cada vez mais você se vê torcendo por eles.
A parte que me chamou mais atenção no livro e em minha opinião foi a mais genial, seria o enlaçamento que há para criarem-se os sinais, usando-se de uma lógica e de uma minucia que beiram a perfeição.
O livro é super indicado a pessoas que gostam de romances como Nicholas Sparks [antes de "Um homem de sorte"].
Beijos!

2 comentários:

  1. O Gomyde é um escritor nato, que traduz em palavras sentimentos latentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas! No livro não existe nada mecânico ou forçado.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!